segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

PROBLEMAS FINANCEIROS TIRAM O SONO E AFETAM A SAÚDE

Problemas financeiros dos brasileiros acontecem principalmente em função de dívidas.

Muita gente já ganha seu próprio dinheiro e tem conta no banco. Porém, nem sempre a administração é bem feita, o que resulta em problemas financeiros.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Data Popular, 53% dos moradores das favelas brasileiras são bancarizados, possuindo conta corrente, poupança e outros serviços bancários. Os transtornos com as finanças, no entanto, não são apenas administrativos.

Dentro das comunidades, não se encontram agências bancárias e lotéricas, fazendo com que os moradores precisem se deslocar até outros locais para deixar as contas em dia. Prazos de pagamento, aperto no fim do mês e dificuldade em organizar os gastos geram preocupação. Veja dicas para reconhecer problemas financeiros e garantir seu bem-estar.


Os problemas financeiros podem causar estresse, tristeza e ansiedade. Foto: Shutterstock

Dívidas são os principais problemas financeiros

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em 2014, o percentual de famílias endividadas no Brasil era de 63,3%. Dessas, 11,8% se diziam com dívidas muito altas, envolvendo principalmente o cartão de crédito, o crédito pessoal, os financiamentos e os carnês de pagamento.

De acordo com a Serasa Experian, são 54 milhões de brasileiros endividados. Por isso, a prestadora de serviços resolveu criar um teste para indicar se, além de ajuda com problemas financeiros, é necessário também verificar a saúde.

O teste funciona como um “indicador de estresse financeiro” e parte de um princípio. Se você responder “sim” para algumas questões, então está precisando ser “examinado”. Caso você gaste mais de 30% da renda nas prestações de casa, carro, carnês de compras, crédito pessoal e consignado ou cartão de crédito, já é um motivo para começar.

Depois, verifique se mais de 15% da renda vão para financiamentos sem garantias, como casa ou crédito consignado. Por fim, se você está preocupado em não conseguir pagar todas as dívidas sem comprometer o sustento da família, preste atenção. A resposta afirmativa para essas questões indica a necessidade de maior controle financeiro.

Como os problemas financeiros afetam a saúde?

Primeiro, para conseguir se manter saudável, algumas medidas são necessárias e a maioria envolve dinheiro. Plano de saúde, alimentação de qualidade, gastos com lazer e bem-estar, tudo é somado nas finanças de uma forma ou de outra.

Quando você não tem dinheiro para cuidar de si mesmo, é ainda mais fácil desenvolverestresse em função dos problemas financeiros.

A Associação dos Consumidores Proteste divulgou dados que apresentam o quanto a saúde é afetada pelas finanças em diversos países. Mesmo com a crise europeia, o Brasil ainda figura na frente de portugueses e espanhóis, por exemplo.

De acordo com a pesquisa, 24% sentem o resultado dos problemas financeiros no sono, 32% na ansiedade constante, 24% na irritabilidade e 17% na dor de cabeça.

Especialistas afirmam que é bastante complicado contornar uma situação de crise, principalmente envolvendo o dinheiro e a administração pessoal. É necessário quitar todas as dívidas e buscar uma forma de começar do zero. No entanto, a tranquilidade é fundamental em casos extremos, que vão exigir planejamento e preparo.

O hábito de distribuir a renda entre necessário e supérfluo é o principal passo para se controlar. A poupança também deve ser uma das prioridades, pois o dinheiro pode ser usado tanto em emergências quanto em situações de dívidas inevitáveis. Somente com o controle total das finanças é possível dormir tranquilo.

FONTE: Vivo Mais Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário