sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Ansiedade é o grande mal do endividado

A ansiedade é grande vilã do endividado. Nós queremos tudo pra ontem! Inclusive pagar as contas pra ontem!


É dessa forma que tentamos resolver nossos problemas, fazemos empréstimos para pagar todas as contas, mas acabamos nos endividando ainda mais.

O empréstimo é sempre um grande alívio, uma grande quantidade de dinheiro de uma vez só onde podemos pagar tudinho que devemos e ficarmos completamente livre das dívidas.....!!!....ou quase livre, porque afinal estamos contraindo outra dívida!

Ser imediatista e querer resolver o problema "do agora" sempre traz outros problemas.

A empolgação de se conseguir muito dinheiro para pagar "TUDO", acaba tampando o sol com a peneira, e não nos deixa ver que contrair uma dívida a longo prazo nunca é uma boa ideia.

Nos primeiros meses o alívio corre nas veias, MAS com o tempo vamos tendo outras necessidades naturais, ou alguns imprevistos, com a casa, o carro, os filhos, enfim, acabamos voltando a gastar no cartão de crédito, acabamos parcelando de novo e aí fica difícil pagar as várias contas pequenas mais a grande (a parcela do empréstimo).

Dessa forma, com o tempo nós paramos de pagar o valor maior, porque traz um alívio maior ao bolso, e nossa conta aumenta tanto que fica impagável.

É muito comum recorrermos a uma renegociação, que de cara o banco não faz!

Então, se deixarmos de pagar várias parcelas, o banco te faz uma proposta. 

Você aceita o acordo e começa a pagar. Normalmente não consegue de novo, e assim a coisa fica completamente impagável.

É muito comum as entidades financeiras venderem sua dívida a outras empresas de cobrança.

Como geralmente os juros do financiamento, ou do empréstimo são muito altos, e a pessoa acaba pagando metade, o banco já recebeu o valor investido. Então ele ainda ganha vendendo sua dívida a empresas, por um preço muito baixo. Essas empresas vão infernizar sua vida!

Vão ligar todos os dias, mandar cobranças, executar em cartório se for cheque, etc.

Geralmente também oferecem acordos. Esses acordos costumam ser muito baixos! Tão baixos que chegam a um décimo do que você devia.

Porém, não se iludam com isso! Quando o banco vende sua dívida pra essas empresas, você fica com bloqueio interno. Logo, nunca mais vai poder ter uma conta especial ou cartões naquela institução.

O que vale mesmo, é poder pagar direito e com juros e correções, assim, você tem a porta aberta para sempre. Afinal, nunca se sabe quando vai precisar.

Isso também aconteceu comigo. Houve uma época em que eu fiz empréstimos em 3 bancos ao mesmo tempo. Depois não consegui pagar. Fui fazendo os acordos com descontos. 

Moral da história, 15 anos depois quando tentei financiar minha casa, todos eles me negaram crédito, mesmo eu tendo nome limpo e ganhando bem. Fui rejeitada. Tive que fazer isso num banco onde nunca devi nada, no entanto pago até hoje uma taxa de juros bem alta.

FONTE: A ENDIVIDADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário