sábado, 9 de abril de 2016

MEDITAÇÃO PODE AJUDAR NA SUA VIDA FINANCEIRA

Veja dicas para realizar a prática, que também pode trazer outros benefícios para a vida pessoal e corporativa

As pessoas andam cada vez mais stressadas. Também, diante do cenário sócio-político-econômico não só do Brasil, mas de todo o mundo, manter o equilíbrio emocional é um desafio e tanto. Práticas como realização de esportes e meditação prometem ajudar bastante. Esta última, ainda é um mistério para muitas pessoas, que acham que meditar é algo difícil ou simplesmente distante delas. No entanto, essa não é a realidade.

Ricardo Melo, criador do Método IRM de Coaching Financeiro, especializado em Finanças Comportamentais pela University of Toronto, fala, por exemplo, que é possível meditar enquanto come chocolate, mastigando e sentindo o sabor. Também, ao beber água, ao fechar os olhos e imaginar a água caindo. É possível realizar meditação em qualquer lugar, onde a pessoa possa ficar focada e mentalizando. Os efeitos são rápidos e fáceis, diz o coach, que estuda e realiza a meditação.

Finanças

Meditar reduz o estresse e a ansiedade e, ainda, proporciona mais qualidade de vida. Estes são alguns dos vários benefícios comprovados que a meditação traz à saúde. Na busca por tais resultados, não é de se estranhar que até os altos executivos do mercado financeiro usem esta prática até como forma de investimento.

Explica-se. Cuidar de grandes volumes de dinheiro acaba incentivando um hábito de consumo caro ou autodestrutivo, porém, com a meditação, há mais chances de se manter longe destas situações. Além disto, as pessoas ficam mais tranquilas e sentem-se mais capazes. “Estudos indicam que alguns dos maiores nomes do mercado financeiro dos Estados Unidos habilitaram esta prática, pois ela proporciona centralidade e capacidade de olhar para as coisas sem influencia emocional, sem ego, de uma forma mais clara. Algumas pesquisas, ainda, mostram que o praticante da meditação fica menos alerta diante de um estímulo de estresse, mas com maior capacidade de tomar decisões estratégicas”, revela Melo.

Ambiente corporativo

A prática de meditação ajuda na busca por mais foco, melhora a performance, reduz o estresse e ajuda a ter autocontrole para lidar com as adversidades e com as situações de pressão no ambiente corporativo. “Uma vida sem estresse é um dos objetivos da meditação, que também pode passar clareza na tomada de decisões, transparência e transformação nas relações entre funcionários, além de levar os profissionais a agirem de maneira mais responsável, já que eles aprendem a gastar seu tempo de forma mais inteligente e eficaz”, explica o coach Ricardo Melo.

Em resumo, a meditação pode ajudar o ser humano a aumentar ao máximo as suas potencialidades para alcançar o que ele quiser. Confira dicas de exercícios para incluir a meditação no seu dia a dia:

– Ficar em pé e começar a andar, prestando atenção a cada passo dado. Assim, é possível sentir a “consciência presente”, libertando-se da ansiedade

– De olhos abertos, escolher um ponto qualquer e fixar a atenção nele por 30 segundos ou 1 minuto, tentando não pensar em mais nada. Assim, será possível ver que, mesmo a mente sendo agitada, é possível acalmá-la, dando um outro foco de atenção.

– Fechar os olhos e prestar atenção nas batidas do próprio coração, durante 30s ou 1 minuto. Esse exercício mostra como é possível utilizar o próprio corpo como referência para ter uma mente tranquila e mais serena.

Por: Laura Navajas
Fonte: Consumidor Moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário